top of page

Dicas para higienização de carpetes: mantenha a sua carpete livre de ácaros

Atualizado: 14 de fev. de 2019

As carpetes e os tapetes são o sítio ideal para a acumulação de ácaros e sujidade. Sendo um objeto que está constantemente sujeito a pó e impurezas advindas do exterior através do calçado, as carpetes podem mesmo ser os piores inimigos de pessoas com alergias e outros problemas respiratórios, se não forem limpas e higienizadas devidamente.

Além dos possíveis problemas para a sua saúde, sem uma correta higienização de carpetes, estas irão começar a adquirir odores desagradáveis que o vão incomodar a si e aos familiares, amigos e convidados, gerando desconforto.

Se deseja eliminar da sua carpete todos os possíveis ácaros, fungos ou bactérias de forma eficaz, confira algumas dicas que temos para si!



Dicas caseiras de higienização de carpetes

Num mundo ideal, onde temos todo o tempo do mundo para nos dedicarmos à limpeza do lar, as carpetes deveriam ser aspiradas ou sacudidas todos os dias, de forma a retirar a sujidade acumulada ao longo do dia e evitar que a mesma não se entranhe nos materiais.

No entanto, sabemos como tal é difícil dado o ritmo de vida atual, pelo que lhe damos algumas dicas fáceis para uma melhor higienização de carpetes:

1. Sacuda as carpetes, pelo menos, uma vez por semana. Sacudir as carpetes é uma forma mais eficaz de as limpar do que varrer ou aspirar, uma vez que com estes métodos parte da poeira vai para o ar e acaba por voltar à carpete. Caso tenha um aspirador com filtro de água ou equipamentos devidamente adequados, já a poderá aspirar ao invés de sacudir, devendo-o fazer também no mínimo uma vez por semana;

2. Se possível, quando sacudir ou aspirar as carpetes, deixe-as apanhar ar à janela, entre 30 a 40 minutos, uma ou duas vezes por semana;

3. Se derramar algum líquido na carpete, limpe imediatamente a zona afetada para que a nódoa não entranhe;

4. Lave as carpetes uma vez por semana.


Higienização de carpetes por empresas especializadas

Uma outra solução 100% eficaz para a correta higienização de carpetes é recorrer a empresas de limpeza profissionais. Estas empresas possuem equipamentos de alta qualidade, capazes de remover toda a sujidade entranhada, ácaros e nódoas da sua carpete durante mais tempo, quer esta seja de pelo alto ou curto.

Recorrendo a máquinas de lavagem profunda de carpetes sem encharcar totalmente as fibras, os métodos de limpeza de empresas especializadas não só asseguram a total higiene da sua carpete como a segurança dos seus bens. De facto, dependendo das fibras, se as carpetes forem demasiado expostas à água podem acabar por se danificar, o que já não acontece quando são lavadas com máquinas próprias.

Além disso, algumas destas empresas efetuam a recolha e entrega da sua carpete sem quaisquer custos adicionais, garantindo uma melhoria significativa da aparência da carpete!

Invista numa higienização de carpetes profunda e elimine todos os ácaros, poeiras e sujidade da sua carpete. Tal irá dar um ambiente muito mais acolhedor e saudável à sua casa!

910 visualizações0 comentário
bottom of page