Quando acorda, qual é muitas vezes o seu pensamento? “Não vejo a hora de voltar para a cama!”, certo?
A verdade é que todas as pessoas veem as respetivas camas como um espaço de conforto e tranquilidade, sendo considerado um verdadeiro refúgio! Mas e se lhe dissermos que a sua cama pode estar a prejudicar a sua saúde e bem-estar?
Segundo um estudo realizado por entidades externas, um colchão pode pesar mais 10kg ao fim de 5 anos, devido à acumulação de excrementos de ácaros e pele morta. Além disso, a sujidade que o colchão vai ganhando pode mesmo criar bactérias prejudiciais à saúde, principalmente para quem sofre de alergias, asma ou outros problemas respiratórios.
Assim, uma correta limpeza de colchões é essencial para a sua saúde pois vai permitir-lhe descansar de forma mais saudável. De seguida, damos-lhe algumas dicas para manter o seu colchão limpo!
Dicas para manter o seu colchão limpo por mais tempo
Manter a limpeza do seu colchão não é uma tarefa complicada, caso se comprometa a seguir algumas dicas simples e a repeti-las ao longo do tempo!
1. Deixe o colchão “respirar”
Se têm tendência para fazer sempre a cama assim que acorda, pense duas vezes!
Sempre que possível, puxe os lençóis para o fundo da cama depois de se levantar, deixando a cama arejar por 30 minutos. Os lençóis da cama devem também ser mudados todas as semanas, deixando o colchão arejar durante uma ou duas horas antes de voltar a fazer a cama com lençóis limpos.
Estes procedimentos irão matar grande parte dos ácaros presentes no colchão e impedir a acumulação de impurezas.
2. Mude a posição do colchão periodicamente
Para manter a limpeza do colchão, vire-o a cada mudança de estação, permitindo que ambos os lados sejam utilizados e possam arejar de igual forma. Ao mesmo tempo, os colchões devem ainda ser rodados a 180º, ou seja, virar a parte da cabeça para os pés e vice-versa.
Ao comprar um colchão novo, este deve ser virado de 3 em 3 semanas, durante os primeiros seis meses. A partir de então, pode passar a virar o colchão 4 vezes por ano.
3. Recorra a uma limpeza de colchões especializada
Recorrer a uma limpeza de colchões especializada, pelo menos uma vez por ano, é algo que definitivamente deve ponderar. Esta limpeza deve ainda ser efetuada de 3 em 3 meses, caso tenha algum problema de saúde.
Este tipo de limpeza recorre a métodos inovadores para remoção de todos os vestígios de sujidade, ácaros e bactérias do seu colchão, podendo também ser aplicado um tratamento Anti-ácaro para que o colchão não volte a ganhar estes parasitas tão rapidamente.
Após esta higienização, pode ainda recorrer a uma impermeabilização de colchões, que ajuda na proteção do colchão contra nódoas e manchas devido ao derrame de líquidos e ainda previne o aparecimento de germes, fungos e ácaros.
Deixe o seu quarto espelhar a sua energia e mantenha a sua cama mais limpa e arejada, evitando ainda trocar de colchão num futuro próximo!
Comments