• Goncalo Mestre

Como lavar tapetes de Arraiolos?

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Os tapetes de Arraiolos são um dos tipos de tapetes mais vistos nas casas portuguesas. Com fibras das mais variadas cores e padrões tradicionais, de fazer inveja a qualquer um, não admira que estes tapetes sejam tão desejados para a decoração de muitas salas, corredores, quartos ou escritórios!

No entanto, uma vez que os tapetes são objetos decorativos que, por norma, são constantemente pisados com calçado que também anda na rua, é vital que limpe os seus tapetes de forma mais frequente do que outro tipo de decoração. Estes cuidados de limpeza são ainda mais importantes se tiver um tapete de Arraiolos, devido à sua maior delicadeza, impedindo a acumulação excessiva de sujidade.

Assim, saiba como lavar tapetes de Arraiolos de forma segura, para que os mesmos não percam a sua beleza natural e durem mais tempo!



Porque os tapetes de Arraiolos exigem um cuidado redobrado?

Os tapetes de Arraiolos são fabricados com fibras naturais, através de um processo de tecelagem, sendo também bordados e finalizados à mão. Como tal, estes tapetes têm algumas características particulares, nomeadamente quanto às franjas do tapete, que são facilmente danificadas pelo uso de aspiradores, e quanto à facilidade com que o tapete pode apodrecer, se estiver sob condições muito húmidas.

Ao mesmo tempo, os tapetes de Arraiolos são também mais caros do que outros tipos de tapetes mais modernos, uma vez que se recorre a lã de alta qualidade e que passam por um processo de fabrico artesanal.

Assim, lavar tapetes de Arraiolos deve ser algo realizado sempre com um cuidado redobrado, não só devido ao alto valor monetário que investiu no seu tapete, como também porque as fibras do tapete são mais delicadas.


Como lavar tapetes de Arraiolos sem os danificar?

A utilização frequente de tapetes de Arraiolos leva a que se acumulem sujidade, ácaros, fungos e até mesmo bactérias, os quais não só dão um odor desagradável ao tapete como podem afetar a saúde de todos os que moram na sua habitação.

Por mais que aspire o seu tapete semanalmente, este vai sempre acumular alguma sujidade que não será retirada sem que o lave devidamente. No entanto, se lavar o tapete de Arraiolos na sua máquina de lavar, irá encharcar demasiado as fibras do tapete, podendo mesmo acabar por o danificar.

Como tal, para lavar tapetes de Arraiolos sem os estragar, o melhor será mesmo recorrer a empresas de limpeza especializadas.

Normalmente, estas empresas vão buscar o tapete a sua casa para que o possam lavar recorrendo a máquinas apropriadas. Estas máquinas permitem realizar uma limpeza mais profunda e eficaz ao seu tapete, retirando-lhe toda a sujidade sem a necessidade encharcar os tapetes em água. Assim, o seu tapete não só terá uma secagem mais rápida como não se estragará devido à humidade.

Investir numa limpeza profissional para o seu tapete de Arraiolos significa preservar um objeto que tanto gosta. Como tal, encontre empresas de limpeza que lhe permitam lavar tapetes de Arraiolos com técnicas especializadas e seguras!

0 visualização

2020 by Cleancare® - Higienização e Limpeza