top of page

Porque não deve lavar tapetes na máquina?

Os tapetes são um dos objetos de decoração que mais conforto dão a uma casa, além de tornarem qualquer divisão mais bonita. No entanto, os tapetes precisam de cuidados especiais de limpeza, por estarem diariamente em contacto com calçado da rua ou mesmo com os seus animais de estimação.

Se tiver crianças em casa, este cuidado é ainda mais importante! Quantas vezes encontra o seu filho a brincar no chão, em cima dos tapetes do quarto ou da sala? Como tal, para a segurança de toda a família, é necessário retirar com frequência toda a sujidade, ácaros, odores desagradáveis, fungos ou até bactérias acumulados nos seus tapetes, mantendo-os limpos e higienizados

Mas se a solução que lhe passa logo pela cabeça é colocar todos os seus tapetes na máquina de lavar, não o faça já! Perceba primeiro porque não deve lavar tapetes na máquina e saiba qual o melhor método para os lavar devidamente.


Porque não deve lavar tapetes na máquina de lavar?

Sabia que cada tipo de fibra de tapetes, carpetes ou alcatifas obedece a um tipo de lavagem diferente? Ou que há vários tipos de tapetes, como os tapetes em lã industriais ou manuais, que devem ser lavados a seco? Ou até que a exposição exagerada de certas fibras à água pode acabar por as danificar completamente?

Além disso, mesmo que teste vários produtos de limpeza, a verdade é que a capacidade das máquinas de lavar roupa comuns para eliminar a sujidade entranhada num tapete é reduzida. Mesmo que aos seus olhos lhe pareça que o tapete está limpo, vários microrganismos prejudiciais à sua saúde irão continuar no tapete.

​Deste modo, antes de tentar lavar tapetes na máquina deve sempre conferir as etiquetas dos mesmos, mas o ideal seria não arriscar pois poderá acabar por danificar o seu tapete irreversivelmente.


Como lavar os seus tapetes de forma eficaz?

Uma excelente alternativa para não lavar tapetes na máquina é entregar essa limpeza e higienização a empresas de limpeza profissionais que limpam profundamente o seu tapete sem o risco de o danificar.

Sejam tapetes de sisal, tapetes de arraiolos, persa, lã, fibras sintéticas ou até tapetes orientais, estas empresas de limpeza recorrem a métodos eficazes que, além de eliminarem toda a sujidade e bactérias do tapete, removem ainda todo o tipo de nódoas e manchas, como nódoas de café, vinho, comida e molhos, óleos, tintas ou até de maquilhagem e batom. Além disso, estas empresas conseguem retirar eficazmente urina e odores de animais de estimação, sem comprometer a qualidade das fibras.

Se, por outro lado, teve alguma inundação em casa, as empresas de limpeza de tapetes eliminam todos os germes e microrganismos que se desenvolvem durante as inundações, secando o tapete sem deixar resíduos de produtos químicos. Assim, evita danos no tapete e este fica como novo!


Não corra o risco de danificar os seus tapetes! Em vez de lavar tapetes na máquina, contacte empresas especializadas que efetuam a recolha e entrega do tapete na sua habitação, sem custos adicionais.

3.827 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page