top of page

Como limpar alcatifas em hotéis e escritórios?

Nos escritórios e hotéis portugueses ainda é muito comum o pavimento ser coberto por alcatifas. Este tipo de revestimento torna os ambientes muito mais acolhedores e impede que tenha de estar constantemente a arranjar o chão, por ser utilizado por tantas pessoas diariamente.

No entanto, também as alcatifas necessitam de ser limpas de forma regular para que a sujidade diária que vem junto com o calçado não se entranhe e acabe por retirar toda a beleza à alcatifa ou contamine o ar. Principalmente em hotéis e escritórios, nos quais as alcatifas são pisadas constantemente, é extremamente necessário que as limpe em profundidade pois a acumulação de sujidade e bactérias pode mesmo levar a propagação de doenças ou até a reclamações devido a mau cheiro e fraca higiene.

Saiba como pode limpar alcatifas em hotéis e escritórios de forma segura e 100% eficaz!


Qual a melhor forma de limpar alcatifas em profundidade?

Apesar de conseguir retirar alguma da sujidade das alcatifas aspirando-as diariamente e limpando-as com alguns produtos de limpeza a seco ou tira nódoas, estes métodos não retiram toda a sujidade entranhada na alcatifa ao longo do tempo.

O mesmo ocorre com métodos caseiros, como o uso de bicarbonato de sódio com vinagre para limpar a alcatifa. Ainda que algumas nódoas possam desaparecer, a limpeza não fica completa e pode até estragar a sua alcatifa.

Como tal, a solução mais eficaz e segura para a limpeza de alcatifas em profundidade será recorrer a uma empresa de especialistas na limpeza e manutenção de alcatifas. Estas empresas dispõem de equipamentos e produtos avançados, adaptados às necessidades de cada cliente e capazes não só de retirar toda a sujidade e bactérias da alcatifa, como de remover as mais diversas nódoas e manchas, tão propícias em hotéis e escritórios. Além disso, as empresas de limpeza trabalham com produtos e equipamentos de grandes marcas mundiais, garantindo resultados de excelência.


Como funciona a limpeza profunda de alcatifas?

O processo de limpeza de alcatifas em hotéis e escritórios é essencialmente o mesmo, contendo 5 processos principais que garantem a qualidade do resultado final:


1. Extração a seco de todo o tipo de contaminantes;

2. Remoção de manchas e nódoas localizadas;

3. Pré-lavagem, essencialmente onde existe mais tráfego, como corredores ou, no caso dos hotéis, entradas de quartos;

4. Lavagem na íntegra com produtos de pH neutro;

5. Secagem das alcatifas.


Este método é bastante simples e rápido, sendo que os tempos de secagem são também reduzidos a 2/3 horas. Assim, garante a operacionalidade das empresas, escritórios e hotéis. No entanto, poderá sempre optar por uma lavagem a seco da alcatifa, através da qual as alcatifas podem ser novamente utilizadas de forma imediata.


Mantenha o ambiente do seu hotel ou escritório livre de germes e bactérias com a higienização e manutenção regular de alcatifas. Contacte já uma empresa de limpezas experiente, recebendo um especialista que irá analisar o estado da alcatifa e avaliar qual a melhor solução consoante as suas necessidades.

516 visualizações0 comentário
bottom of page