top of page

4 razões porque os hotéis devem fazer uma limpeza de colchões regular

Os estabelecimentos hoteleiros, hotéis rurais e aldeamentos turísticos são o local perfeito para umas férias em família! No entanto, a limpeza dos hotéis é muitas vezes um motivo de escolha ou recusa.

A limpeza de alcatifas, sofás, e particularmente a limpeza de colchões são cada vez mais exigidas pelos hóspedes, contribuindo para a qualidade do seu hotel. Em setembro de 2015, a higienização e limpeza de colchões passou mesmo a ser exigida por lei, através do requisito legal da portaria 309 para todos os estabelecimentos hoteleiros. Segundo a referida portaria, é obrigatório que as unidades hoteleiras procedam à limpeza de colchões pelo menos uma vez em cada três anos, com registo destas intervenções.

No entanto, dada a grande utilização dos colchões nos hotéis, a sua limpeza deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano. De seguida explicamos-lhe o porquê!



1. Acumulação de ácaros, pó e bactérias

Sabia que, segundo um estudo realizado por entidades externas, um colchão pode pesar mais 10kg ao fim de 5 anos, devido aos excrementos de ácaros e pele morta? Tal é ainda mais grave em colchões de hotéis, devido à maior utilização!

Os colchões de hotel vão acumulando bastantes ácaros, pó e até bactérias nocivas, que não serão retirados com a sua simples aspiração. Como tal, proceder a uma limpeza profunda aos colchões e realizar um posterior tratamento anti ácaros é vital para preservar o colchão durante mais tempo e evitar queixas de hóspedes!

2. Manchas de urina

Visto que os quartos de hotel são muitas vezes utilizados por crianças, ou mesmo por hóspedes com problemas de incontinência urinaria, é natural que por vezes os colchões fiquem com manchas de urina, causando odores desagradáveis.

Neste caso, é extremamente necessário proceder à limpeza de colchões com injeção e extração de água, juntamente com produtos próprios para o efeito, retirando a urina do interior do colchão e o seu odor intenso.

3. Pelos de animais

Em hotéis cuja entrada de animais é permitida, é necessário um cuidado redobrado com a limpeza de colchões. Os animais têm tendência para se deitar nas camas dos donos, deixando alguns pelos que, se não forem limpos devidamente, começam-se a entranhar no colchão.

Como entidade hoteleira, deve retirar todos os pelos de animais dos colchões como forma de proteger a saúde dos seus hóspedes, pois muitos deles podem mesmo ser alérgicos!

4. Acidentes com bebida ou maquilhagem

Muitas pessoas gostam de tomar o pequeno-almoço, almoçar ou jantar no quarto quando vão passar férias para um hotel, o que leva muitas vezes o colchão a ficar sujo devido a acidentes com bebida ou molhos. Além disso, a maquilhagem é outro produto que por vezes derrama no colchão, criando manchas de sujidade.

Assim, a higienização de colchões regular permite-lhe retirar todas estas manchas, criando um ambiente muito mais saudável.

Uma correta limpeza de colchões é extremamente importante não só para a saúde dos seus hóspedes como para evitar reclamações, além de deixar os hóspedes satisfeitos e fazer com que os clientes desejem ficar hospedados no seu hotel, quando viajarem de novo para essa localidade!

126 visualizações0 comentário
bottom of page