• Goncalo Mestre

Higienização de colchões nos hotéis: Saiba porque é obrigatório fazer!

Atualizado: 6 de Jun de 2019

A correta limpeza e higiene dos estabelecimentos hoteleiros é um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer empresa inserida nesta área de negócios.


Além de a higiene ser um dos fatores críticos para a escolha dos hóspedes, a falta de limpeza pode mesmo conduzir a reclamações graves, a pesadas multas ou mesmo ao encerramento dos estabelecimentos até a situação se regularizar.

Se é proprietário de um hotel, sabe como é importante manter um elevado padrão de qualidade em todos os espaços do estabelecimento. A receção, os quartos, as casas de banho, as cozinhas e salas de refeição ou até os espaços de lazer, como ginásios, spas e piscinas, tudo deve estar devidamente limpo, arrumado e desinfetado para receber os hóspedes!


No entanto, a prioridade na lista de cuidados de limpeza devem ser os quartos, especialmente no que diz respeito à higienização de colchões. É lá que os seus hóspedes dormem, tomam refeições e relaxam, pelo que a limpeza destes itens deve ser feita com um cuidado redobrado e mais frequente.




Porquê proceder à higienização de colchões nos hotéis?

Proceder de forma frequente à higienização de colchões é já um requisito legal no ramo hoteleiro.

A Portaria 309 de 15 de Setembro de 2015 para estabelecimentos hoteleiros, hotéis rurais, aldeamentos turísticos e apartamentos turísticos estabelece que estas unidades têm de proceder à limpeza de colchões pelo menos uma vez em cada três anos, realizando o registo documental das intervenções .

A realização destas operações de higienização é um dos requisitos obrigatórios para a atribuição de categorias a os estabelecimentos do ramo hoteleiro, devendo as empresas recorrer a serviços externos especializados na higienização de colchões.


De facto, a limpeza de colchões é algo que deve ser tratado por especialistas, dado o extremo impacto que tem na saúde dos seus hóspedes.


Os colchões dos hotéis são utilizados por muitas pessoas num curto espaço de tempo, acumulando mais facilmente suor, escamas de pele morta e até inúmeros ácaros, fungos e

bactérias, responsáveis por vários problemas respiratórios e alergias. As empresas de higienização e limpeza recorrem a métodos de limpeza de elevada penetração que permitem eliminar na totalidade os odores e microrganismos presentes nos colchões dos hotéis, dando-lhe ainda a oportunidade de realizar tratamentos antiácaros, efetivos até 6 meses.


A importância da higiene para os hóspedes

Além das questões de saúde, a limpeza e higiene contribuem muito para a qualidade do seu estabelecimento hoteleiro, representada na forma como os seus hóspedes classificam e recomendam o seu hotel.

Segundo um estudo realizado por entidades externas, 70% dos hóspedes consideram esses dois fatores como os mais relevantes no momento de recomendar um hotel a outras pessoas, especialmente no que se refere à higiene e limpeza dos quartos e casas de banho.

Como tal, proceder à higienização de colchões é essencial, não só para proteger a saúde e bem-estar dos clientes, como para proporcionar uma experiência tão agradável aos seus hóspedes que os leve a querer regressar e a recomendar o seu estabelecimento a terceiros!

470 visualizações

2020 by Cleancare® - Higienização e Limpeza